13.6.07

A Farinha de Mandioca

A raiz da mandioca brava é arrancada e levada da roça à Casa da Farinha em samburás (cestos feitos de cipó ou taquara). Começa então o trabalho feminino de raspar a mandioca, tirar aquela espécie de casca cor de terra. Depois de raspada a mandioca é entregue à raladeira. Os homens movem o ralador e a mulher vai enfiando a mandioca cautelosamente no caititu.

A mandioca ralada vai caindo no cocho. Depois é imprensada no tipiti (cesto ou paneiro), para retirar um líquido venenoso chamado manipuera (ácido cianídrico). Existem diversas prensas, as roscas de sem fim (as de arataca, as de arrochador) que comprimem o tipiti, tirando o líquido. O líquido decantado dá a goma do polvilho e o polvilho é usado também na alimentação (biscoitos, sequilhos de polvilho...) Os blocos de massa de mandioca retirados da prensa são desfeitos e passados numa urupemba (peneira), deixando a massa pronta para ir ao forno. Algumas pessoas preferem deixar a massa "dormir" antes de ir para o forno, para ficar mais saborosa. Outras torram-na no mesmo dia e está pronta a farinha de mandioca.

A farinha de mandioca é usada como alimentação básica de muitos nordestinos. Muitos pratos brasileiros também ficam mais saborosos com a farinha. A farofa feita com manteiga (farofa de manteiga) e a farofa com azeite de dendê (farofa amarela) estão presentes em muitas mesas brasileiras.

LEMA: O.C.C.F!

T.R.F.

Retirado do site: Terra Brasileira

Link: http://www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/4modos/ndfarinha.html

3 comentários:

Danilo Castro disse...

será q é a Lurdinha q tá te induzindo a ser tão fã da mandioca?
É realmente ela incentiva a todos nós pra sermos cada vez mais cearenses de corpo e alma!!
e vamos comer farinha!!!
pricipalmente se ela for amarela!!
ei, farinha com ovpo combina né? olha lá o meu blog! tem a foto de um "bife do oião"... rsrsrs
abração!

Larissa Cândido disse...

Tizooooo!!!!!

:*

Ela disse...

mocinho ... eis mais artista do que podia imaginar , mas as coisas são assim mesmo ... sempre cheias de surpresas ... agora estou por aqui e vou prestar mais atenção nesse seu espaço ...
^^
beijos açucarados